sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ministério da Saúde firma parceria para a produção de vacina tetra viral

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, assinam neste sábado (4), no Rio de Janeiro, acordo para transferência de tecnologia entre o laboratório público Biomanguinhos e o laboratório privado GlaxoSmithKline (GSK). A parceria tem como objetivo a produção nacional de uma vacina tetra viral que vai imunizar, de uma só vez, contra quatro doenças.

Além de sarampo, caxumba e rubéola, já contempladas na tríplice viral ofertada pelo SUS, contemplará a varicela - mais conhecida como catapora. A partir de 2013, a vacina fará parte do calendário básico de imunizações do Sistema Único de Saúde (SUS) e será oferecida gratuitamente em todo o país. Haverá coletiva de imprensa com o ministro após a assinatura do contrato.

Fonte: Ministério da Saúde

Agenda de Donisete para hoje (3/8)

Acompanhe agenda do candidato à Prefeitura de Mauá, Donisete Braga.

10h - Caminhada no Jardim Nova Mauá.
Onde: R. Francisco Alves de Oliveira - em frente ao Terminal de Ônibus

15h - Caminhada no Jardim Miranda Aviz
Onde: Saída da Igreja Santa Margarida

19h - Plenária do Programa de Governo: Fazer de Mauá uma cidade mais educadora
Av. Portugal, 600


Fonte: assessoria de imprensa

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

SP: Carlinhos Almeida lidera com vantagem a corrida pela Prefeitura de São José dos Campos


Carlinhos Almeida, candidato do PT em São José dos Campos
lidera disputa, Foto: www.nossajacarei.com.br
Deputado federal petista tem 48% das intenções de voto na pesquisa feita pelo IBOPE

Entre os dias 14 e 16 de julho, o IBOPE Inteligência, a pedido da TV Vale do Paraíba, realizou a primeira pesquisa sobre as próximas eleições municipais em São José dos Campos (SP), e o petista Carlinhos Almeida lidera as intenções de voto neste início de campanha com boa vantagem sobre os demais candidatos.
No cenário de intenção de voto estimulada, onde são apresentados os nomes de todos os candidatos aos eleitores entrevistados, o deputado federal Carlinhos Almeida aparece com 48% das menções, com ampla vantagem sobre o segundo colocado, o peessedebista Alexandre Blanco, que atinge 9% de intenção de voto.

Em seguida surge o candidato do PV, Cristiano, com 6%. Os candidatos Fabricio Correia (PSDC), Antonio Alwan (PSB), Gradella (PSTU) e Gilberto Silvério (PSOL) aparecem com até 2% das intenções de voto. Os entrevistados que declaram a intenção de votar em branco ou nulo totalizam 12%, enquanto outros 20% estão indecisos ou preferiram não responder.

Espontânea
O IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos. Neste contexto, 66% dos eleitores entrevistados declaram não saber em quem votar, enquanto outros 7% dizem votar em branco ou anular o voto. O candidato Carlinhos Almeida concentra o maior número das menções espontâneas, 19%, enquanto Alexandre Blanco aparece com 4%. Os demais candidatos são mencionados por 1% ou menos dos eleitores de São José dos Campos. Outros nomes que não disputam as próximas eleições foram mencionados por 3% dos eleitores.

Rejeição
Quando perguntado aos eleitores de São José dos Campos em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, Gradella alcança o maior índice de rejeição entre o eleitorado (22%). Em seguida, surgem os candidatos Carlinhos Almeida e Cristiano, ambos com 16% das citações. Nesta situação, os candidatos Alexandre Blanco e Gilberto Silvério aparecem com 13% e 11%, respectivamente. Completando o cenário, Antonio Alwan obtém índice de 9% e Fabricio Correia é rejeitado por 8% dos entrevistados. Os eleitores que declaram que poderiam votar em todos são 16% dos entrevistados e outros 29% preferem não responder.

Nesta pesquisa o IBOPE Inteligência utilizou a medida de rejeição estimulada com múltiplas opções, dando aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.

Avaliação da administração municipal
Praticamente a metade do eleitorado de São José dos Campos avalia a administração do atual prefeito Eduardo Cury como ótima ou boa (49%). Aqueles que a avaliam como regular são 33%, enquanto aqueles que declaram ser ruim ou péssima somam 15% das citações. Somente 2% dos entrevistados preferiu não opinar a respeito.

Cerca de seis em cada 10 eleitores do município aprovam a forma como o prefeito Eduardo Cury vêm administrando a cidade, enquanto outros 32% a desaprovam. Nesta medida de avaliação, os eleitores que não souberam ou não quiseram responder somam 5% das citações.

A pesquisa também levantou a percep&cc edil;ão da população sobre as principais áreas problemáticas da cidade. A saúde foi citada por ¾ dos eleitores entrevistados (76%) como a área que apresenta mais problemas no município. Em um patamar inferior, aparece a área da segurança pública (44%), seguida por educação (34%). Transporte coletivo e geração de empregos também são áreas citadas com índices relevantes (26% e 23%, respectivamente).

É importante frisar que estes índices representam a soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar.

Avaliação das administrações estadual e federal
A administração do governador Geraldo Alckmin é classificada positivamente (ótima ou boa) por 55% do eleitorado, enquanto 33% consideram-na regular. Aqueles que avaliam negativamente (ruim ou péssima) somam apenas 8%. O eleitorado que não soube ou não quis responder a respeito atinge 5% das citações.

A administração da presidente Dilma Rousseff é avaliada como ótima ou boa por 61% dos entrevistados. Aqueles que consideram sua administração regular representam 24% dos entrevistados e outros 12% a avaliam como ruim ou péssima.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 1539-1 | 2012)
Período de campo: a pesquisa foi realizada nos dias 14 e 16 de julho de 2012.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 602 eleitores.
Margem de erro: é de quatro pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitantes: pesquisa contratada pela TV VALE DO PARAÍBA LTDA.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-00109/ 2012.


Fonte: IBOPE

Zarattini: ações do governo do PT promoveram um grande processo de distribuição de renda



Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) - Foto: Arquivo/PT


O deputado federal, Carlos Zarattini (PT/SP), reafirmou que as ações do Governo Federal desde 2003 promoveram um grande processo de distribuição de renda e de desenvolvimento.

“O Brasil cresceu gerando riqueza para todos, gerando emprego e com políticas sociais atendendo os mais pobres”, afirmou.

O parlamentar ainda concluiu: “Por isso, o Brasil mudou e mudou para melhor em todos os lugares do Brasil”.



Veja o que diz Carlos Zarattini:




Fonte: Luciane Bosenbecker - Portal do PT

Reali promete mais pontos de internet gratuita


Durante caminhada realizada ontem (1º) no Centro de Diadema, o prefeito e candidato à reeleição, Mário Reali (PT), apresentou síntese de seu plano de governo aos lojistas e afirmou que o Programa Diadema Conectada, novo serviço de acesso Wi-Fi (sem fio) gratuito à internet, disponível em cinco locais da cidade, vai ser expandido com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Diadema foi a primeira cidade do ABC a democratizar o acesso público Wi-Fi à internet em pontos estratégicos como política pública. Temos 30 km de fibra ótica para viabilizar o serviço e queremos chegar a mais de  200 km com recursos do BNDES”, afirmou.

A vendedora Indiara Alves não sabia que o programa já está em funcionamento desde o fim de junho na Praça da Moça, próxima à loja em que trabalha. “Muito legal saber, até porque meu celular é um smartphone e tem o recurso de internet sem fio. Na certa vou usar para economizar meus créditos e me comunicar com amigos pelo Facebook”, comemorou.

Na Praça da Moça, os locais de acesso sem fio estão no chamado “corredor cultural”, que abrange o Centro Cultural Diadema, o Teatro Clara Nunes, o Museu de Arte Popular; o Centro de Memória, a Casa de Música e o Ginásio Poliesportivo Ayrton Sena. Também é possível usar o serviço nos centros culturais Eldorado, Canhema (Casa do Hip Hop), Heleny Guariba e Clube Mané Garrincha. “A primeira fase é um teste para sentir o projeto, que será expandido de forma gradual”, explicou Reali.

Os investimentos na rede Wi-Fi de Diadema somam cerca de R$ 400 mil, mais R$ 10 mil ao mês para manutenção.

Durante a caminhada, Reali ouviu críticas em relação ao calçamento das ruas e disse que lojistas e prefeitura terão de conversar para agir conjuntamente sobre o assunto. O prefeito avaliou que o centro comercial está “acompanhando o desenvolvimento da cidade”.

“É visível como nosso co­mércio tem se qualifica­do cada vez mais, com diversidade de lojas, bom acabamento e oferta de diferentes tipos de produtos. Precisamos nos preparar para continuar oferecendo crédito para o consumo, assim como a presidente Dilma Rousseff (PT) está fazendo no governo federal para estimular a economia”, afirmou Reali.

Fonte: Diadema Jornal

Cresce 38% o número de transplantes em São Paulo

Investimentos para ampliação dos transplantes e captação de órgãos contribuem para o crescimento da assistência no SUS

O Estado de São Paulo teve aumento de 38% no número de transplantes realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao primeiro quadrimestre de 2011. Este ano, 3.152 transplantes foram realizados enquanto em 2011 realizou-se 2.281cirurgias. Os órgãos que mais impulsionaram o desempenho dos transplantes no estado, nesse primeiro quadrimestre foram rim, córnea e coração com índices de crescimento de 65%, 40% e 33%, respectivamente.

O estado apresenta 22,2 doadores por milhão de população (PMP). O Brasil bateu recorde ao registrar 13,6 doadores já no primeiro quadrimestre do ano, meta era prevista para 2013. A nova meta do Ministério da Saúde é chegar a 15 doadores por milhão de população em 2015.

O Brasil fechou o ano de 2011 com 2.048 doadores. Nesse primeiro quadrimestre, o país registrou aumento de 29% no número de doadores - 726 doadores -, comparado ao mesmo período do ano passado – 564.  “Atingimos um patamar importante e hoje o Brasil é uma referência. O país possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Hoje, 95% das cirurgias são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma totalmente gratuita à população”, destaca ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

São Paulo possui 86 equipes, uma central e 10 Organizações de Procura de Órgãos. Com a melhoria da infraestrutura – especialmente a capacitação de equipes para o contato com as famílias dos possíveis doadores -, incentivo financeiro aos hospitais e na sensibilização da população por meio de campanhas anuais de incentivo à doação de órgãos e tecidos, os brasileiros têm demonstrado que a estratégia é eficiente.

No primeiro quadrimestre 2012 foram realizados 7.993 transplantes no país. Um crescimento de 37% comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842. A região Norte registrou aumento de 109% e a região Centro-Oeste teve 103%. O transplante de coração teve crescimento de 61%.

INVESTIMENTOS – Em abril, o Ministério da Saúde possibilitou o aumento de até 60% no repasse de recursos para ampliação do número de transplantes no SUS. Os hospitais que fazem transplante de rim tiveram um reajuste específico de 30% para estimular a realização dos procedimentos e a redução do número de pessoas que aguardam pela cirurgia. O valor pago para transplantes de rim de doador falecido passou de R$ 21,2 mil para R$ 27,6 mil. Nos casos de transplante de rim de doador vivo, o valor passa de R$ 16,3 mil para R$ 21,2 mil.

Ainda nesse mês, o Ministério da Saúde anunciou R$ 10 milhões para aquisição do medicamento imunoglobulina para pacientes que realizarem transplante de rim e apresentarem rejeição aguda ao órgão transplantado. Esta iniciativa possibilita uma rápida recuperação, além da melhoria na qualidade de vida do transplantado.

Em 2011, houve investimento de R$ 1,3 bilhão para manutenção e crescimento da rede - quatro vezes mais que o total de recursos alocados para o setor em 2003, quando foram destinados R$ 327,85 milhões.

NOVIDADES – O Ministério da Saúde e o Facebookanunciaram na última segunda-feira (30) uma parceria para incentivar a doação de órgãos no país. A nova funcionalidade visa estimular os usuários a expressarem seu desejo de ser um doador de órgãos no Brasil. A funcionalidade tem a missão de agregar e cadastrar possíveis doadores, entre os mais de 37 milhões de usuários do Facebook. A proposta visa também promover a importância de expressar sua intenção de doar usando o poder das redes sociais.

“Esta é mais uma ferramenta que contribuirá para a nossa campanha de incentivo, temos que usar as redes sociais para mobilizar e engajar pessoas que apoiam a causa. Precisamos fazer com que esta ideia seja multiplicada e alcance o maior número de pessoas”, destaca o ministro Padilha.

O Ministério da Saúde utiliza as redes sociais, desde 2009, para se aproximar cada vez mais da sociedade, esclarecendo dúvidas, recebendo sugestões e trabalhando para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Facebook passará a ter entre suas funcionalidades na Linha do Tempo, a opção de o usuário expor seu desejo de doar órgãos. O internauta poderá adicionar a informação de que é doador e compartilhar sua história sobre quando, onde e porque decidiu se tornar um.
 
Fonte: Ministério da Saúde

Saúde e Facebook fazem parceria para incentivar doação de órgãos

A iniciativa permitirá a aproximação do brasileiro com as redes sociais e o Sistema Nacional de Transplantes

O Ministério da Saúde e o Facebook lançaram na última segunda-feira (30) uma opção, dentro do perfil dos usuários, para incentivar a doação de órgãos. A funcionalidade tem a missão de agregar e cadastrar possíveis doadores, entre os mais de 40 milhões de usuários no Brasil.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a parceria entre Ministério e Facebook permitirá a aproximação do brasileiro com as redes sociais e o Sistema Nacional de Transplantes. “Esta ação permitirá criar mais um espaço para que qualquer cidadão possa compartilhar, com privacidade, entre familiares e amigos, sua decisão de ser doador de órgão”, destacou Padilha.

O Ministério da Saúde utiliza as redes sociais, desde 2009, para se aproximar cada vez mais da sociedade, esclarecendo dúvidas, recebendo sugestões e trabalhando para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Doação
O Brasil bateu recorde ao registrar 13,6 doadores por milhão de população (PMP), meta prevista para 2013. No primeiro quadrimestre de 2012 foram realizados 7.993 transplantes. Um crescimento de 37% comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842 transplantes.

“Atingimos uma meta importante nesse primeiro quadrimestre. Vamos sustentar este aumento por meio de incentivos para ampliar o número de transplantes. Em abril, ampliamos em 30% o valor pago por transplante de rim, procedimento que tem uma demanda bastante expressiva. A parceria com esta rede social vai acelerar o número de transplantes”, ressaltou o ministro Alexandre Padilha.

Novidade
O Facebook passará a ter entre suas funcionalidades na Linha do Tempo, a opção de o usuário expor seu desejo de doar órgãos. O objetivo é que o internauta adicione a informação de que é doador em sua linha do tempo e compartilhe sua história sobre quando, onde e porque decidiu se tornar um doador.

Assim como outros dados pessoais, o usuário também pode escolher com quem compartilhar a informação. Para isso, ele deve configurar o controle de privacidade. A informação sobre doação de órgãos poderá aparecer na linha do tempo e na descrição do perfil do usuário.

“Estamos felizes por oferecer essa ferramenta aos brasileiros. A missão do Facebook é simples: fazer o mundo mais aberto e conectado. E, acreditamos que, por simplesmente dizer às pessoas que você é um doador de órgãos, daremos um importante passo na conscientização a respeito desta causa tão importante”, explicou Alexandre Hohagen, Vice-Presidente do Facebook para a América Latina. “A rede social tem se tornado espaço para compartilhar experiências positivas. Agora a usaremos para sensibilizar as pessoas”, completou.

No final de abril deste ano, o Facebook disponibilizou a nova ferramenta para residentes dos Estados Unidos e Grã-Bretanha. No evento em que a funcionalidade foi anunciada, os representantes da rede social destacaram o empenho para encontrar formas de contribuir com a sociedade. Desde então, o Facebook introduziu a ferramenta em vários países e os números de registros nestes países têm aumentado significativamente.

Para ativar a funcionalidade, é preciso realizar os seguintes passos:
Faça login na sua conta do Facebook e navegue para sua Linha do Tempo.
Clique em “Evento Cotidiano” na parte superior da sua Linha do tempo:
Selecione Saúde e bem-estar
Selecione Doador de órgãos
Selecione seu público e clique em Salvar


Fonte: Agência Saúde/Ascom MS

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Unidades Básicas de Saúde receberão R$ 8 milhões em investimentos

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) receberão R$ 8 milhões para serem investidos na melhoria da infraestrutura de espaços já existentes e na construção de novas unidades. Desse montante, R$ 4,2 milhões serão destinados à reforma de 47 unidades em 16 municípios brasileiros. Já os R$ 3,8 milhões restantes serão aplicados na ampliação de outras 61 UBS. O anúncio de investimento é do Ministério da Saúde (MS) e foi publicado na terça-feira (31/07) no Diário Oficial da União (DOU).

As Unidades Básicas de Saúde são capazes de oferecer atendimento para cerca de 80% dos casos clínicos, além de promoverem hábitos saudáveis nas comunidades. As Unidades integram a estratégia Saúde Mais Perto de Você, que faz parte da Política Nacional de Atenção Básica. O governo federal estima investimentos de até R$ 4 bilhões, no modelo.

Unidades Básicas de Saúde (UBS)
São locais onde o cidadão pode receber atendimentos básicos e gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. Na UBS são oferecidas consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamentos odontológicos, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Sempre que procurar uma unidade, o cidadão deve levar um documento de identificação pessoal como a carteira de identidade ou de trabalho.

Fonte: Ministério da Saúde

Haddad propõe parceria com universidades para formação de professores da rede municipal de São Paulo


Petista apresentou propostas a educadores e também defendeu o ensino em tempo integral no município.

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, defendeu parcerias entre a prefeitura e universidades para formação de professores da rede municipal. O ex-ministro, que participou na última terça-feira (31) de um encontro com representantes do Sindicato dos Especialistas em Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp), apresentou suas realizações à frente do Ministério da Educação e fez propostas para a educação na capital.

“O estado tem que garantir o direito a formação não só do estudante, como também do professor, para que este tenha acesso a formação continuada. Isso vai ser possível se o centro de formação continuada estiver próximo da universidade”, disse.

Para o petista, a criação de 31 centros de formação de professores deve respeitar “a geografia da cidade” e os interesses do professor em complementar sua formação, com oferta de diferentes cursos para educação continuada.

Durante o encontro, Haddad voltou a defender o ensino em tempo integral em São Paulo, com a utilização de equipamentos públicos como bibliotecas e museus como forma de complementar o turno escolar. “A escola é vista muitas vezes como a grande solução para todos os dramas sociais, mas a Prefeitura pode utilizar sua rede de equipamentos públicos e transformar São Paulo em uma cidade educadora.”

Haddad também destacou que a cidade demanda parcerias com os governos federal e estadual, que não foram firmadas pela gestão Serra/Kassab, como ocorreram em cidades do interior e da região metropolitana. “No que tange ao MEC, fizemos parcerias com todos os prefeitos que quiseram apostar em trabalho conjunto para melhorar a educação no município”, disse. “Vamos retomar uma política de parceria, trabalhar junto com o governo do Estado e trazer recursos federais de uma vez por todas para a cidade de SP”, acrescentou.

Nesta quinta-feira, a partir de 22h40, Fernando Haddad participa do primeiro debate entre os candidatos a prefeito de São Paulo, transmitido pela TV Bandeirantes.

Fonte: Diretório Municipal do PT em São Paulo

Marinho atua por transporte alternativo em São Bernardo


Disposto a fazer de São Bernardo referência em mobilidade urbana, o prefeito e candidato à reeleição, Luiz Marinho (PT), quer investir no transporte de passageiros por água e ar, por meio de barcos nas áreas próximas à Represa Billings e com a utilização de teleféricos nas regiões montanhosas.

Para embasar a viabilidade do audacioso projeto, Marinho cita o exemplo da cidade de Veneza, na Itália, mundialmente reconhecida pelo transporte em gôndolas, e o morro do Alemão, no Rio de Janeiro, onde foram instalados espécie de bondinhos.

"Assinei hoje (ontem) carta dirigida à Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) para discutir o transporte fluvial e a possibilidade de construção de uma ponte para substituir a balsa."

O prefeito não deu detalhes sobre o projeto de transporte fluvial, mas disse que há uma equipe técnica estudando a proposta. "O pessoal que está estudando já tem um roteiro a ser encaminhado. É um projeto que vejo com muita possibilidade de viabilizar, se não houver má vontade dos órgãos que temos que interagir (governos estadual e federal, por exemplo)", salientou.

A ideia do petista é desenvolver o projeto ao longo dos próximos quatro anos de possível governo, caso seja reeleito, num sistema para transporte de passageiros para a região do pós-balsa, mas que pode ser ampliado com outras linhas fluviais. O sistema também pode ser utilizado como alternativa para passeios turísticos.

Em relação ao transporte por teleféricos, o prefeito disse que o objetivo é atingir bairros como o Montanhão e a Vila São Pedro, para encurtar distâncias e diminuir o trajeto dos moradores desses locais até os pontos de ônibus.

Com as alternativas de transporte aéreo e fluvial, o chefe do Executivo pretende consolidar o círculo de mobilidade urbana, com a construção de 12 corredores de ônibus e as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), a partir de 2015, em parceria com os Palácios dos Bandeirantes e do Planalto.



Fonte: Diário do Grande ABC