![]()  | 
| Carlinhos Almeida, candidato do PT em São José dos Campos  lidera disputa, Foto: www.nossajacarei.com.br  | 
Deputado federal petista tem 48% das intenções de voto na pesquisa feita pelo IBOPE
Entre os dias 14 e 16 de julho, o IBOPE Inteligência, a pedido da TV Vale do Paraíba, realizou a primeira pesquisa sobre as próximas eleições municipais em São José dos Campos (SP), e o petista Carlinhos Almeida lidera as intenções de voto neste início de campanha com boa vantagem sobre os demais candidatos.
No cenário de intenção de voto estimulada, onde são apresentados os nomes de todos os candidatos aos eleitores entrevistados, o deputado federal Carlinhos Almeida aparece com 48% das menções, com ampla vantagem sobre o segundo colocado, o peessedebista Alexandre Blanco, que atinge 9% de intenção de voto.
Em seguida surge o candidato do PV, Cristiano, com 6%. Os candidatos Fabricio Correia (PSDC), Antonio Alwan (PSB), Gradella (PSTU) e Gilberto Silvério (PSOL) aparecem com até 2% das intenções de voto. Os entrevistados que declaram a intenção de votar em branco ou nulo totalizam 12%, enquanto outros 20% estão indecisos ou preferiram não responder.
Espontânea
O IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos. Neste contexto, 66% dos eleitores entrevistados declaram não saber em quem votar, enquanto outros 7% dizem votar em branco ou anular o voto. O candidato Carlinhos Almeida concentra o maior número das menções espontâneas, 19%, enquanto Alexandre Blanco aparece com 4%. Os demais candidatos são mencionados por 1% ou menos dos eleitores de São José dos Campos. Outros nomes que não disputam as próximas eleições foram mencionados por 3% dos eleitores.
Rejeição
Quando perguntado aos eleitores de São José dos Campos em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, Gradella alcança o maior índice de rejeição entre o eleitorado (22%). Em seguida, surgem os candidatos Carlinhos Almeida e Cristiano, ambos com 16% das citações. Nesta situação, os candidatos Alexandre Blanco e Gilberto Silvério aparecem com 13% e 11%, respectivamente. Completando o cenário, Antonio Alwan obtém índice de 9% e Fabricio Correia é rejeitado por 8% dos entrevistados. Os eleitores que declaram que poderiam votar em todos são 16% dos entrevistados e outros 29% preferem não responder.
Nesta pesquisa o IBOPE Inteligência utilizou a medida de rejeição estimulada com múltiplas opções, dando aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.
Avaliação da administração municipal
Praticamente a metade do eleitorado de São José dos Campos avalia a administração do atual prefeito Eduardo Cury como ótima ou boa (49%). Aqueles que a avaliam como regular são 33%, enquanto aqueles que declaram ser ruim ou péssima somam 15% das citações. Somente 2% dos entrevistados preferiu não opinar a respeito.
Cerca de seis em cada 10 eleitores do município aprovam a forma como o prefeito Eduardo Cury vêm administrando a cidade, enquanto outros 32% a desaprovam. Nesta medida de avaliação, os eleitores que não souberam ou não quiseram responder somam 5% das citações.
A pesquisa também levantou a percep&cc edil;ão da população sobre as principais áreas problemáticas da cidade. A saúde foi citada por ¾ dos eleitores entrevistados (76%) como a área que apresenta mais problemas no município. Em um patamar inferior, aparece a área da segurança pública (44%), seguida por educação (34%). Transporte coletivo e geração de empregos também são áreas citadas com índices relevantes (26% e 23%, respectivamente).
É importante frisar que estes índices representam a soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar.
Avaliação das administrações estadual e federal
A administração do governador Geraldo Alckmin é classificada positivamente (ótima ou boa) por 55% do eleitorado, enquanto 33% consideram-na regular. Aqueles que avaliam negativamente (ruim ou péssima) somam apenas 8%. O eleitorado que não soube ou não quis responder a respeito atinge 5% das citações.
A administração da presidente Dilma Rousseff é avaliada como ótima ou boa por 61% dos entrevistados. Aqueles que consideram sua administração regular representam 24% dos entrevistados e outros 12% a avaliam como ruim ou péssima.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 1539-1 | 2012)
Período de campo: a pesquisa foi realizada nos dias 14 e 16 de julho de 2012.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 602 eleitores.
Margem de erro: é de quatro pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitantes: pesquisa contratada pela TV VALE DO PARAÍBA LTDA.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-00109/ 2012.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 602 eleitores.
Margem de erro: é de quatro pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitantes: pesquisa contratada pela TV VALE DO PARAÍBA LTDA.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-00109/ 2012.
Fonte: IBOPE

Nenhum comentário:
Postar um comentário