quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Marinho atua por transporte alternativo em São Bernardo


Disposto a fazer de São Bernardo referência em mobilidade urbana, o prefeito e candidato à reeleição, Luiz Marinho (PT), quer investir no transporte de passageiros por água e ar, por meio de barcos nas áreas próximas à Represa Billings e com a utilização de teleféricos nas regiões montanhosas.

Para embasar a viabilidade do audacioso projeto, Marinho cita o exemplo da cidade de Veneza, na Itália, mundialmente reconhecida pelo transporte em gôndolas, e o morro do Alemão, no Rio de Janeiro, onde foram instalados espécie de bondinhos.

"Assinei hoje (ontem) carta dirigida à Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) para discutir o transporte fluvial e a possibilidade de construção de uma ponte para substituir a balsa."

O prefeito não deu detalhes sobre o projeto de transporte fluvial, mas disse que há uma equipe técnica estudando a proposta. "O pessoal que está estudando já tem um roteiro a ser encaminhado. É um projeto que vejo com muita possibilidade de viabilizar, se não houver má vontade dos órgãos que temos que interagir (governos estadual e federal, por exemplo)", salientou.

A ideia do petista é desenvolver o projeto ao longo dos próximos quatro anos de possível governo, caso seja reeleito, num sistema para transporte de passageiros para a região do pós-balsa, mas que pode ser ampliado com outras linhas fluviais. O sistema também pode ser utilizado como alternativa para passeios turísticos.

Em relação ao transporte por teleféricos, o prefeito disse que o objetivo é atingir bairros como o Montanhão e a Vila São Pedro, para encurtar distâncias e diminuir o trajeto dos moradores desses locais até os pontos de ônibus.

Com as alternativas de transporte aéreo e fluvial, o chefe do Executivo pretende consolidar o círculo de mobilidade urbana, com a construção de 12 corredores de ônibus e as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), a partir de 2015, em parceria com os Palácios dos Bandeirantes e do Planalto.



Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário