quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sorocaba - Iara é entrevistada pelo Tem Notícias

 
Iara Bernardi foi entrevistada na noite de quarta-feira (22). Ela tem 60 anos, já foi vereadora por três mandatos e deputada federal por dois mandatos
 
 
Veja a transcrição da entrevista
 
Cristina Vieira - Candidata, boa noite. Bem-vinda ao Tem Notícias. O nosso tempo de entrevista começa a ser contado agora. Eu começo falando de saúde. No plano de governo, enviado pela assessoria da senhora, existem pelo menos nove propostas na área da saúde. Todas demandam muitos investimentos. Uma delas é um Hospital Público Municipal. Onde ele seria construído e de onde viria o dinheiro para isso?
 
Iara Bernardi - Nós temos recursos no orçamento municipal. R$ 350 milhões é o orçamento da prefeitura para a área da saúde. Com cerca de R$ 15 milhões nós podemos construir esse hospital. Nós temos aqui o exemplo do GPACI e exemplo da construção da Santa Casa.
 
Cristina Vieira - Em que região ele seria, candidata?
Iara Bernardi - Isso nós vamos escolher. A melhor localização para Sorocaba. Isso nós não definimos ainda. Mas se comprova com a construção tanto do GPACI, quanto da Santa Casa, que nós podemos ter dentro do orçamento e também com recursos federais o Hospital Municipal que a cidade tanto precisa. Precisamos de mais leitos hospitalares para atender a demanda de Sorocaba especificamente.
Cristina Vieira - A senhora fala também, dentro dessas propostas da saúde, de uma farmácia popular, sendo que existe um programa do Governo Federal. Qual seria a diferença? Não seria mais um gasto?
Iara Bernardi - Não. Nós queremos trazer o programa da Farmácia Popular do Governo Federal, que não existe aqui em Sorocaba. A Farmácia Popular de fato tem perto de 800 itens de remédio subsidiados e mais baratos que a população pode usar. Hoje o que nós temos de Farmácia Popular são só três itens gratuitos, para três tipos de atendimento.
 
Cristina Vieira - Então seria uma ampliação, mas em nível municipal?
Iara Bernardi - Não, nós queremos trazer a proposta federal, do Ministério da Saúde. A verdadeira Farmácia Popular, que atende com distribuição de remédios dos mais variados itens, e não só esses três que as farmácias conveniadas fazem em Sorocaba hoje.
 
Cristina Vieira - A questão da educação. A senhora se propõe a valorizar mais o professor e relacionado a isso, o aumento de salário. Para quanto a senhora acha que seria ideal o aumento do salário? A melhor remuneração está relacionada com a qualidade do ensino?
 
Iara Bernardi - Olha, dos profissionais numa prefeitura municipal, com nível universitário, os professores são sempre os que recebem menos. Nós queremos valorizar o magistério. Aliás, todos os funcionários públicos. Principalmente os professores alfabetizadores, que têm uma importância imensa no processo educacional das nossas crianças, que recebem salários diferenciados, embora eles tenham a mesma formação e o mesmo diploma. Então queremos valorizar primeiramente os professores alfabetizadores que têm essa responsabilidade tão grande com as crianças pequenas que entram para a alfabetização.
 
Cristina Vieira - Mas senhora acha que só isso seria o necessário para melhorar a qualidade do ensino?
 
Iara Bernardi - Esse é um item fundamental. Nós temos muitos outros que nós vamos trabalhar na área da educação, como investimentos no ensino profissionalizante, na valorização dos professores com educação continuada, fazendo convênios com as universidades locais que nós temos, universidades públicas e não públicas, para a formação continuada desses professores. E, evidentemente, valorização profissional também, para todos os funcionários públicos e também o magistério.
 
Cristina Vieira - Transporte público, candidata. A senhora propõe, no seu plano de governo, acabar com a superlotação dos ônibus e também congelar as tarifas. É possível, sendo que tem vários itens que compõem o preço da tarifa?
 
Iara Bernardi - Nós queremos rever a planilha tarifária. Temos o exemplo da cidade de Votorantim, que já congelou sua tarifa desde 2009. A nossa é uma tarifa muito alta dentro do que se oferece de serviços, na cidade de Sorocaba, para o transporte. Queremos diminuir a tarifa e congelá-la para que a população tenha um incentivo a mais ao utilizar o transporte coletivo na cidade. Nós não diferenciamos a questão da mobilidade urbana. Trânsito e transporte coletivo é uma ação conjunta na nossa cidade para melhorar a locomoção das pessoas. E que a cidade seja para todos.
 
Cristina Vieira - As pessoas querem pagar menos, mas querem também que o serviço seja de qualidade. Reclamam de superlotação, de demora. O que a senhora pode fazer para melhorar isso?
 
Iara Bernardi - Nós precisamos de mais ônibus, corredores, precisamos de um plano para a cidade de mobilidade urbana, que as obras do Sorocaba Total se integrem na questão do trânsito e do transporte coletivo. E principalmente oferecendo um serviço melhor para a nossa população, que está muito prejudicada nessa área, e ainda não se incentiva a utilização do transporte coletivo.
 
Cristina Vieira - Candidato, nosso tempo está encerrando. Então eu peço que a senhora aproveite e faça suas considerações finais.
 
Iara Bernardi - Eu queria agradecer o espaço. Penso que Sorocaba está preparada para um governo do Partido dos Trabalhadores. Eu tenho mais de 30 anos de atuação, que coloco a serviço da população de Sorocaba, num governo em parceria com o Governo Federal e a Presidenta Dilma. É isso que nós queremos para Sorocaba.
 
Cristina Vieira - Está bom, candidata. Muito obrigada pela sua participação. Uma boa noite e uma boa campanha para a senhora.
Iara Bernardi - Muito obrigada.

Fonte: www.temmais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário