sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mario Reali lança plano de governo e foca Saúde e Educação



Foto: divulgação
O prefeito de Diadema e candidato à reeleição, Mário Reali (PT), prioriza, em seu plano de governo, as áreas de Saúde e Educação, além de incluir ações centrais como a construção de um novo prédio para o Hospital Municipal e a ampliação do atendimento em creches. O conteúdo do documento foi antecipado à imprensa durante coletiva na última quarta-feira (15/08) e foi apresentado à população durante evento na quinta-feira (16/08).

Reali não descartou a possibilidade de ceder o prédio do Paço para a criação do hospital, o que resultaria na transferência da administração para outro terreno e voltou a criticar a ausência do governo estadual nos investimentos da Saúde. “Nossa demanda é muito maior que a oferta, o Estado precisa complementar. A saúde é uma prioridade. Não dá para continuar com a estrutura que temos hoje”, destacou. Atualmente, o município investe 30% do Orçamento na Saúde.

O prefeito também destacou a conexão entre as áreas de Educação e Saúde e a necessidade de se reforçar as bases de ensino para, a longo prazo, capacitar os alunos da cidade e trazer os cursos de Medicina e Engenharia para a Unifesp de Diadema. “Se não tivermos os filhos de Diadema estudando Medicina, vamos continuar perdendo médicos para outras cidades. A solução é formar mais profissionais”, ressaltou.

Ainda sobre as melhorias no ensino, o candidato petista pontuou a criação de duas unidades do CEU em Diadema para a próxima eventual gestão e a expansão do programa Mais Educação. “Estamos aumentando o número de vagas e investindo muito na qualificação dos professores. Isso não se faz de uma hora para outra. A criação dos dois Ceus e o programa Mais Educação são dois eixos fundamentais desse projeto”, analisou.

Reali destacou ainda como foco ações vinculadas aos programas federais Brasil Maior e Brasil sem Miséria para ampliar o desenvolvimento industrial e a distribuição de renda. Atualmente, Diadema conta com 2 mil empresas. “Vamos priorizar o enfrentamento da miséria, colocando não só os programas de distribuição de renda, mas também reforçando a questão da inclusão produtiva”, afirmou.

Caso Reali seja reeleito, o plano de governo deverá servir como base para a construção do PPA (Plano Plurianual).

Mobilidade Urbana e Lei Seca devem passar por revisão
O plano de governo petista para Diadema também prevê grandes intervenções na área do transporte. De acordo com o texto, caso seja reeleito, Mário Reali vai brigar pela extensão da linha 1- Azul do Jabaquara até Diadema, ou pela vinda do VLT até a cidade. A construção do Viaduto da Santa, para interligar as zonas Leste e Oeste pela Avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim, também é elencada como prioridade.

Para a edificação do viaduto, a administração encaminhou o primeiro projeto para avaliação do governo federal. A meta é garantir R$ 120 milhões da União para esta e outras intervenções no entorno. Quanto ao Metrô, o projeto depende ainda da busca por parcerias com as outras esferas do governo.

Lei Seca
A Lei Seca também deve passar por flexibilizações. Está prevista a criação de uma lei específica para concessão de alvarás de funcionamento a bares. “Hoje estamos sentindo que há abertura e espaço para termos bares de música ao vivo, sem perturbar a ordem. Estamos entrando em uma segunda fase da Lei Seca. Queremos viabilizar a concessão mais ágil do alvará, mas que não perca o rigor”, projetou Reali.


Fonte: ABCD Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário