sábado, 28 de julho de 2012

Falta planejamento - Governo Alckmin reduz tamanho de linhas em novo mapa de expansão do metrô


Menos de um ano após ser divulgado, o mapa da rede futura de metrô e trens da capital nas próximas décadas foi alterado pelo governo do Estado. Entre as mudanças estão alterações de traçado e trechos que deixaram de existir.

A linha 23 foi a que sofreu as principais mudanças, com redução de sua extensão de 22,8 km para 16,6 km. O eixo ligará a Lapa, na zona oeste, em vez de seguir até a Vila Leopoldina, à rodovia Presidente Dutra, na Vila Maria, zona norte. 
Outra alteração diz respeito a linha 4 – Amarela. O novo mapa da rede exclui o prolongamento do traçado em direção ao Pari, na região central, conforme havia sido divulgado anteriormente pelo governo do Estado.

O mesmo aconteceu na linha 2 – Verde. O prolongamento na direção oeste vai apenas até a rua Cerro Corá, no Alto da Lapa, e não mais até a estação Imperatriz Leopoldina, na linha 8- Diamante da CPT, como previa o mapa divulgado em 2011.

Sem data de entrega

O novo mapa foi divulgado no último dia 18 de julho, quando foi publicado o edital de licitação do projeto da linha 20 –Rosa, entre a Lapa, zona oeste, e Moema, na zona sul. No entanto, não há prazo para as obras da linha 20 e da extensão da linha 2 – Verde.

O Metrô não informou quanto a linha 20 custará, mas dados do próprio governo indicam que pode chegar a R$ 7,5 bilhões e a intenção do Estado é conceder a construção e a operação à iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário