sábado, 1 de janeiro de 2005

O PT na Secretária Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (2003 - 2004) - Projeto Rios Cidadãos


Assim que assumiu a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Adriano Diogo encarou o desafio de tornar São Paulo mais verde, preservando suas reservas naturais e ampliando a vegetação existente. Foi uma tarefa difícil deixar a cidade mais humana, arborizada e menos poluída, mas com a união de forças da Prefeitura, iniciativa privada e sociedade civil, isso foi possível.
À frente da secretaria, entre 2003 e 2004, ampliou em 7 milhões de metros quadrados as áreas verdes da cidade, equivalente a sete parques Ibirapuera. Esses números são referentes ao plantio de árvores e à criação de parques e praças.
No fim de sua gestão entregou sete novos parques para a cidade e revolucionou na administração dos 32 parques existentes: criou os Conselhos Gestores dos Parques Municipais, canal efetivo de participação popular, e integrou meio ambiente e cultura, construindo novos equipamentos culturais e educacionais como o Planetário do Parque do Carmo; a Sala de Leitura do Parque Piqueri; o Museu Afro-Brasil; o Auditório e a Fonte Multimídia do Parque Ibirapuera.
Confira abaixo suas principais ações de na Secretaria do Verde e Meio Ambiente.



Projeto Rios Cidadãos - O projeto Rios Cidadãos – diagnóstico participativo e ações de intervenção nas bacias do rio Aricanduva, córrego Itaquera e rios Cabuçu de Cima e de Baixo envolveu a população, através de um diagnóstico participativo, nos estudos referentes às bacias hidrográficas que são sua base territorial. Também houve uma identificação da história popular que a comunidade produziu ao longo do tempo. Grupos foram capacitados para fazer trabalho de campo, levantando junto às populações localizadas ao longo das bacias as condições do meio ambiente em que vivem, relativas à qualidade do ar, da água e do solo. Ao mesmo tempo, conscientizavam essas populações para a importância de se preservar e cuidar do meio ambiente do entorno das bacias, de modo a evitar sua contaminação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário