segunda-feira, 17 de setembro de 2012

População de Presidente Prudente ganha nova UBS

A UBS, inaugurada no município paulista, recebeu investimentos de R$ 200 mil do Ministério da Saúde e atenderá 4 mil pessoas/mês e também vai oferecer serviços odontológicos.

A população do município paulista Presidente Prudente ganhou mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), inaugurada nesta sexta-feira (14) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A inauguração da UBS Dr. Carlos Leon Samico Guilliold está sendo entregue dentro dos festejos do 95º aniversário da cidade. “A gente trabalha, estuda e, é no bairro onde gente vive que vamos construindo hábitos que podem ser bons ou não para a nossa saúde. É neste lugar, fora do hospital, que vamos nos preparar e aprender a cuidar da saúde. Por isso, que as UBS são fundamentais. Porque a saúde começa aqui, mais perto de onde as pessoas moram e elas têm que ser a porta de entrada para o sistema de saúde”, disse o ministro.

O novo centro de saúde se localiza numa área entre o Jardim Cambuci e a Vila Aurélio, zona leste de Presidente Prudente. Além dos moradores nos dois bairros, a população dos jardins São Bento, Paraíso e Santa Mônica, Parque José Rotta e adjacências também serão beneficiados com o atendimento médico na nova unidade.

A construção recebeu investimentos de R$ 300 mil, sendo R$ 200 mil por parte do Ministério da Saúde. A prefeitura de Presidente Prudente aplicou R$ 100 mil na obra. A UBS tem 182 metros quadrados e contará com o serviço de seis médicos.

As UBSs, como a do Jardim Cambuci, fazem parte da Política Nacional de Fortalecimento da Atenção Básica – coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos estados e municípios. Atualmente, mais são de 43 mil UBSs em todo o País.  Presidente Prudente possui mais 25 UBSs e tem mais uma em fase de construção.

A nova unidade substituirá uma antiga, que funcionava desde 2010 em uma casa alugada no Jardim Cambuci. A UBS atenderá cerca de 4 mil pessoas por mês. Além disso, uma Equipe da Saúde da Família integrante da UBS prestará assistência a cerca de 1,2 mil famílias que receberão visitas regulares dos agentes comunitários. Estes profissionais darão informações sobre como prevenir doenças, verificarão o cartão de vacinas, e medirão níveis de glicemia e hipertensão da comunidade. A nova unidade também vai oferecer tratamento odontológico aos moradores da região, pois o antigo centro não tinha este serviço. No local, serão mantidos ainda os atendimentos pelos programas de saúde, como o Viva Leite e Bolsa Família.
 
Fonte: com informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário